MODO DE TRABALHAR

De forma autônoma ou provocado pelas comunidades inseridas no bioma Caatinga, sendo que os integrantes atuam coletivamente, sempre compartilhando saberes.

 

INTEGRANTES DO INSTITUTO

Profissionais voluntários, além de estagiários, alocados em distintas áreas do conhecimento, todas elas associadas direta ou indiretamente ao meio ambiente.

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

Em todo o Estado de Alagoas, onde se faça presente o bioma Caatinga podendo, inclusive, atuar conjuntamente com outros institutos, associações, ONGs, fundações e demais entidades, dentro ou fora desta unidade federativa, desde que seja necessário promover ações de Educação Ambiental Formal (nas escolas existentes no bioma), Não Formal (ações junto à comunidade) para promover a conservação, preservação e resgate da Caatinga.

 

FORMAS DE COLABORAÇÃO

Através de doações de bens, vantagens e outros tipos de recursos, oriundos de quaisquer setores e segmentos da sociedade, os quais serão convertidos ou aplicados em prol de ações e projetos ambientais relacionados à Caatinga.

 

RESULTADOS ESPERADOS

Em curto prazo, almejam-se divulgar o Instituto e suas ações, tornando-o conhecido gradativamente pelos mais diferentes setores da sociedade, assim como firmar parcerias com entidades públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos e outros organismos que se dispuserem a colaborar com as atividades do Instituto. Em prazo mediano, objetiva-se conscientizar as pessoas acerca da importância da conservação e manutenção do bioma Caatinga, por meio da realização de espaços como feiras, palestras, exposições, rodas de discussão e outros eventos, bem como concretizar ações práticas in loco voltadas ao re-estabelecimento de recursos do referido bioma. A longo prazo, espera-se que o Instituto tenha alcançado um elevado nível de repercussão, tendo em vista as ações desenvolvidas, tornando-se referência nacional em aspectos relacionados ao bioma Caatinga, estando atrelado a isso a máxima recuperação do referido bioma, pelo menos na porção distribuída no Estado de Alagoas.