O Instituto foi criado em 2004 na cidade de São José da Tapera-AL, com a finalidade de realizar trabalhos sociais junto às comunidades menos assistidas. Ao longo de onze anos, as ações eram praticamente voltadas a questões sociais. Todavia, em virtude do surgimento de demandas maiores e, com o auge da discussão ambiental, bem como motivados por uma série de acontecimentos simultâneos, o Instituto repensou os objetivos e decidiu ampliar as ações para um enfoque mais amplo, de modo a contemplar a realidade ambiental local, mais precisamente no que diz respeito ao Bioma Caatinga.

 

MISSÃO

Promover ações e espaços de discussão que visem identificar e minimizar os fatores associados à degradação do bioma Caatinga, envolvendo pessoas físicas, jurídicas (de direito público e privado), assim como outras entidades ligadas, direta ou indiretamente, aos objetivos do Instituto, contemplando os recursos faunísticos e associados à flora, pautado na honestidade, respeito, qualidade e integridade.

 

VISÃO

Transformar o Instituto SOS Caatinga em referência nacional no que tange às ações de conservação e preservação do bioma Caatinga.

 

 

VALORES

Organização, comunicação, integração, probidade, transparência, atenção aos detalhes, foco nos objetivos e desenvolvimento de ações com qualidade.

 

 

OBJETIVOS

Assegurar que o bioma Caatinga seja recuperado e conservado, no sentido de garantir o usufruto por gerações futuras, bem como dos recursos naturalmente inseridos nele, tais como cursos d’água, fauna e flora.